Pages

Pesquisar este blog

03/08/2011

Dia do Capoeirista

(Blog de 'julianocapoeirajoinville')

  Nós brasileiros temos uma arte marcial cheia de ginga, graça e tempero: a capoeira. Ela surgiu entre os escravos, foi mascarada pela música para que parecesse uma dança inofensiva, disfarçando a sua verdadeira função: “treinamento para situações de combate”.
A Capoeira é uma mistura de dança e luta. É luta porque seus golpes servem como defesa pessoal, e é dança porque ginga no ritmo da música e busca a harmonia nos passos e movimentos.

O preconceito entrou para a capoeira pelo simples fato de que ela no seu início era praticada por pessoas da cor negra, nessa época o negro não era visto como gente e sim como um animal resistente ao trabalho. Outro fator determinante para a capoeira entrar para o mundo preconceituoso ocorreu após a libertação dos escravos, pois apesar de livres os negros estavam libertos das senzalas mais na rua eles ainda continuavam sendo apenas negros.

Hoje a capoeira está presente em mais de 50 países e expandindo-se cada vez mais. Está presente também em grandes escolas e em todas as classes sociais.



Atualmente, a Capoeira Angola está em plena fase de expansão como forma de expressão lúdico-corporal. No entanto, sendo originária das populações afro-brasileiras e intimamente relacionada à sobrevivência e auto-estima desses grupos étnicos, a Capoeira Angola também se mostra uma arte/luta, capaz de envolver povos do mundo inteiro.

A Capoeira Angola cresce como elemento para o fortalecimento da cidadania dos povos afro-descendentes do mundo inteiro, pois torna-se evidente sua importância como ferramenta para o fortalecimento da auto-estima individual e coletiva. Assim sendo, a Capoeira Angola tem contribuído e continuará contribuindo para a humanização dos espaços sócio-culturais do seu povo.

Fonte:
Professor Klayton (professorklayton) 

FILME: 'Besouro'

Sinopse do 'cinepop'

E Besouro também é o nome do maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da Física, desafia ele mesmo as leis cruéis do preconceito e da opressão. Um mito, um super-herói.
O filme Besouro, que conta a sua história, é um épico em que fantasia e registro histórico se misturam no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano dos anos 20.
Inspirado em fatos reais, Besouro será um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem sobre este personagem real que se tornou lenda. Queremos que ele seja, para a capoeira, o que filmes chineses contemporâneos como Herói e O Tigre e o Dragão são para as artes marciais orientais: um espetáculo de aventura, onde a paixão, o misticismo e a emoção têm papel central.



0 comentários:

Postar um comentário