Pages

Pesquisar este blog

05/10/2013

Frases para a vida


“CADA SEGUNDO é tempo para mudar tudo para sempre”. 
(Charles Chaplin)

Disse JESUS: “Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e REPOUSAI UM POUCO”. 
(Mc 6:31)

“O primeiro indício de falta de discernimento é acreditar ser infalível”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

“Um paradoxo salta aos olhos. Nunca tivemos uma indústria de entretenimento tão grande e um homem tão triste, propenso ao estresse e a diversas doenças psíquicas”. 
(Médico Psiquiatra e Escritor, Augusto Cury)

“O discurso de JESUS sobre o prazer pleno se confronta com o alto índice dos transtornos emocionais da atualidade”. 
(Médico Psiquiatra e Escritor, Augusto Cury)

Disse JESUS: “GUARDAI-VOS dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas”. 
(Mc 12:38)

Disse JESUS: “GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas”. 
(Mt 6:1-2)

“É o orgulho que causa a incredulidade. O homem orgulhoso não admite nada acima dele; é por isso que se julga um espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!” (Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

Corramos com paciência a carreira que nos está proposta”. 
(Hb 12:1)

“Há embaraços que se tornam distrações e pedras de tropeço em nosso crescimento espiritual. Um dos piores é o desânimo”. 
(Lettie Cowman)

O autismo e o conceito de 'diferença' - Por: Roberto Amado

Atriz Daryl Hannah

A atriz Daryl Hannah deu entrevistas falando abertamente sobre as dificuldades que enfrentou, principalmente na infância, por ser autista. "Era muito amedrontada e insegura", disse ela ao site da Fox News. Os médicos queriam interná-la sob a alegação de que apresentava "timidez debilitante", mas, por persistência da mãe, mudaram-se para Los Angeles. Ela estava com 17 anos. Hoje, aos 52, tem carreira consolidada no cinema.

Não são raros os casos de autistas célebres — pessoas que possuem diferenças neurológicas, são produtivas, mas que têm dificuldades de se ajustar ao padrão social e, por isso mesmo, são excluídas.

Mas o diagnóstico depende muito do especialista — do seu método e da sua percepção sobre o paciente. Para uma boa parte deles — psiquiatras, médicos e terapeutas —, o diagnóstico de qualquer forma de autismo é feito por meio de um longo questionário cujas respostas valem pontos. Dependendo da soma desses pontos, o exame conclui se o indivíduo é ou não autista. E normalmente esse indivíduo está fadado a sofrer exclusão social e, em alguns casos, como o de Daryl Hannah, correr o risco de ser internada.

Mas para uma outra escola de especialistas, a Síndrome de Asperger é só um rótulo. Nela, está o pediatra e psiquiatra Wagner Ranna, especialista em somatização de doenças, que aborda a questão de outra maneira: "Para eu chegar a um diagnóstico, faço, pelo menos, seis sessões com o paciente", diz ele. A diferença dos métodos determina que o importante não são os parâmetros rígidos de avaliação, mas sim a percepção das verdadeiras características do indivíduo.

Pessoas como Daryl Hannah não podem ser simplesmente rotuladas como portadores de uma doença, principalmente se são produtivas e apresentam um comportamento social aceitável. Nesse caso, segundo Ranna, são apenas "diferentes". Diferentes no comportamento social, na comunicação e em alguns hábitos e gestos estranhos, digamos assim. E de certa forma, ser "diferente", segundo o médico, não quer dizer nada. "Afinal, todos somos diferentes uns dos outros. Há aqueles que têm dificuldades em alguma atividade específica, mas têm habilidade para fazer outras. No fundo, todos somos assim", diz.

O cérebro, por exemplo, é como uma impressão digital: não há um igual ao outro, nem mesmo em gêmeos univitelinos, argumenta Ranna, que é especialista em saúde mental de crianças e adolescentes e um pioneiro no Brasil na detecção de distúrbios do autismo na primeira infância. "O ser humano é muito diverso. É uma perda de tempo ficar excluindo e estigmatizando pessoas com a Síndrome de Asperger, por exemplo", diz ele. "O mais importante não é tentar eliminar os sintomas, como se fosse uma doença. Se o comportamento do indivíduo não o impede de estar em grupo, não há motivo para isso. A ideia é fazê-lo se integrar na sociedade com todas as suas diferenças. Afinal, é a diferença que produz a qualidade. A sociedade tem necessidade de criar padrões de comportamento e o que estiver fora desses padrões recebe rótulos", diz o médico. "Afinal, alguns indivíduos considerados autistas podem dar enorme contribuição à sociedade, serem brilhantes no que fazem".

Justamente para combater esse limites impostos pela sociedade que surgem manifestações que sustentam a aceitação social da "neurodiversidade". Ou seja: variações normais do genoma humano que determinam grande diversidade da condição neurológica, mas que não impedem que o indivíduo seja produtivo e, à sua maneira, adaptado à sociedade. Essas manifestações, como por exemplo a organização americana Aspies for Freedom (liberdade aos portadores da Síndrome de Asperger), celebram a condição "diferente" dos portadores da síndrome e preconizam sua plena aceitação social, não como doentes, mas como indivíduos normais.

Fontes: DCM e Geledés Instituto da Mulher Negra

04/10/2013

Frases para a vida



“A sociedade vive hoje quatro loucuras. A primeira é a do sucesso - e não é qualquer sucesso, mas o que a sociedade determina. A segunda é ser feliz todos os dias e de preferência nas 24 horas do dia. E não é qualquer felicidade, é a felicidade da alegria, de estar sorrindo todo o tempo. A terceira é a do consumo, de adquirir tudo o que se tem vontade. A quarta é ter um único jeito de fazer as coisas. Nessa perspectiva, não há jeito para criar. Se morou junto, tem de casar. Se casou, tem de ter filhos. Não há espaço para ser diverso, para ser você. E isso bate com as fraquezas das pessoas. Certamente você é muito mais sensacional, quando se permite ser simplesmente você”. 
(Médico Psiquiatra e Escritor, Roberto Shinyashiki)

Ansiedade estraga vidas que de outra forma seriam úteis e belas”. 
(Lettie Cowman)

“As três fraquezas do ser humano: precisar de aplauso, precisar se sentir amado e buscar segurança”. 
(Médico Psiquiatra, Roberto Shinyashiki)

“A espera prova a nossa fé”. 
(Lettie Cowman)

Em relação aos Escribas e Fariseus, disse JESUS: “Não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem”. 
(Mt 23:3)

“Nos autodestruímos por não intervirmos em nosso mundo, por não sermos capazes de fazer uma faxina em nossos pensamentos negativos, inveja, ciúme, ódio, orgulho, arrogância...” 
(Médico Psiquiatra e Escritor, Augusto Cury)

Disse JESUS: “Eis que estou convosco todos os dias”. 
(Mt 28:20)

“O duelo não passa de uma manifestação de orgulho”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

“O egoísmo, o orgulho e o individualismo são VÍRUS DA ALMA que nunca morrem. Você pode controlá-los, mas nunca eliminá-los”. 
(Médico Psiquiatra e Escritor, Augusto Cury)

“Por que assumir posição de mestre infalível, quando não passamos de simples aprendizes?” 
(Emmanuel por Chico Xavier)

Para JESUS, “o importante não é a doença do doente, mas o doente da doença”. 
(Médico Psiquiatra e Escritor, Augusto Cury)


“Todos os que não têm coragem para apontar o dedo para si mesmos nunca corrigirão as rotas da sua história”. 
(Médico Psiquiatra e Escritor, Augusto Cury)


03/10/2013

Frases para a vida


Disse JESUS: “Concilia-te depressa com o teu adversário”. 
(Mt 5:25)

Enquanto temos tempo, façamos bem a todos”. 
(Gálatas 6:10)

“Não andeis ansiosos de cousa alguma”. 
(Fp 4:6)

“Amar os inimigos é não lhes guardar ódio, nem rancor, nem desejos de vingança; é perdoar-lhes, sem pensamento oculto e sem condições, o mal que nos causem; é não opor nenhum obstáculo à reconciliação com eles; é desejar-lhes o bem e não o mal; é experimentar júbilo, em vez de pesar, com o bem que lhes advenha; é socorrê-los, em se apresentando ocasião; é abster-se, quer por palavras, quer por atos, de tudo o que os possa prejudicar; é, finalmente, retribuir-lhes sempre o mal com o bem, sem a intenção de os humilhar. Quem assim procede preenche as condições do mandamento: Amai os vossos inimigos”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

“O que se chama razão é, muitas vezes, somente orgulho disfarçado, e quem quer que se acredite infalível se coloca como igual a Deus”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

Não diga que a canção está perdida. Tenha fé em Deus. Tenha fé na vida. Tente outra vez! Nada acabou! Não pense que a cabeça aguenta se você parar. Queira! Tente! E não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vida”. 
(Raul Seixas)

“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. 
(Tg 1:27)

Perguntou JESUS: “Que buscais?”. 
(Jo 1:38)

“Para ser superior ao seu adversário, preciso é que tenha a alma maior, mais nobre, mais generosa do que a desse último”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”. 
(Fp 4:6)

02/10/2013

Frases para a vida

 
“Substituí a cólera que conspurca, pelo amor que purifica”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

JESUS, novamente disse: “Em verdade, em verdade vos digo: EU SOU A PORTA DAS OVELHAS”. 
(Jo 10:7)

“Ninguém existe que não possa auxiliar alguém”. 
(Chico Xavier)

“Os Espíritos vestem temporariamente um corpo material perecível, cuja destruição pela morte lhes devolve a liberdade”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

“O CRISTO não estabelece linhas divisórias entre o templo e a oficina. Toda a Terra é seu altar de oração e seu campo de trabalho, ao mesmo tempo. Por louvá-lo nas igrejas e menoscabá-lo nas ruas é que temos naufragado mil vezes, por nossa própria culpa. Todos os lugares, portanto, podem ser consagrados ao serviço divino”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

"Tratem os seus familiares como se fossem visitas". 
(André Luiz por Chico Xavier)

“Aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria FAMÍLIA e a recompensar seus PAIS”. 
(1Tm 5:4)

“Não existem uniões casuais no lar terreno”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“Não espere encontrar, em abundância, homens ricos na matemática da emoção na avenida Paulista, na avenida Champs Elisee, em Wall Street e entre os milionários listados pela Forbes. Procure-os entre aqueles que acham tempo para observar o brilho das estrelas".
(Médico, Psicoterapeuta, Psiquiatra e Escritor, Augusto Cury)

Disse JESUS: “Eu sou a videira verdadeira”. 
(Jo 15:1)

“Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados”. 
(1 Pedro 3:9)

Não olvides a obrigação de servir com JESUS. É para isto que fomos chamados
(Emmanuel por Chico Xavier)

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei”. 
(Hb 13:5)

“Caminhemos, servindo”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

Caia sete vezes; levante-se oito”. 
(Provérbio Japonês)

“É preciso enxergar as coisas pequenas para encontrar Aquele que é grande”. 
(Médico, Psicoterapeuta, Psiquiatra e Escritor, Augusto Cury)

“A queixa não soluciona problemas”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

01/10/2013

Frases para a vida

Disse JESUS: “O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. 
(Mt 26:41)

“Infelizmente, uma das características mais universais do homo sapiens, dessa espécie inigualável da qual fazemos parte, é sofrer por antecipação”. 
(Médico, Psicoterapeuta, Psiquiatra e Escritor, Augusto Cury)

“Acima de tudo, importa saber o que estamos fazendo de nossa fé”. 
(Chico Xavier)

Disse JESUS: “Não julgueis... Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão? Hipócrita”. 
(Mt 7:1,3,5)

“Aceite sua dificuldade da maneira certa. Entregue-a a Deus”. 
(Lettie Cowman)

“Nos empreendimentos e necessidades de teu caminho, não te isoles nas posições negativas”. 
(Chico Xavier)

“O esquecimento completo e absoluto das ofensas é peculiar às grandes almas; o rancor é sempre sinal de baixeza e de inferioridade”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

“Uns vão, outros vêm!” 
(Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho)

“A NOSSA PÁTRIA ESTÁ NOS CÉUS”. 
(Fp 3:20)

"Não estamos sozinhos". 
(Bezerra de Menezes)

Fé em tempo de bonança não é fé”. 
(Lettie Cowman)

JESUS CRISTO “veio para todos os povos e para os homens de todas as religiões, cultura, raça e condição social”. 
(Médico, Psicoterapeuta, Psiquiatra e Escritor, Augusto Cury)

Disse JESUS: “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca”. 
(Mt 15:11)

“Qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras?” 
(Tg 2:14)

“Não julgueis com severidade senão as vossas próprias ações”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

Dia Internacional da Não Violência 2013



30/09/2013

Frases para a vida


"O céu azul é maior do que as nuvens". 
(Lettie Cowman)

“TODAS as cousas COOPERAM para o bem daqueles que amam a Deus”. 
(Rm 8:28)

“O SENHOR firma os passos do homem bom”. 
(Sl 37:23)

“Grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento”. 
(1Tm 6:6)

“Não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor”. 
(Gl 5:13)

“Louvemos a liberdade, sim, mas a liberdade de construir, melhorar, auxiliar, elevar...” 
(Chico Xavier)

“SENHOR, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?” Disse JESUS: “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. 
(Mt 18:21-22)

“O mundo das ideias desconectado da emoção retrai o prazer de viver”. 
(Médico, Psiquiatra, Psicoterapeuta e Escritor, Augusto Cury)

“Tanto as pessoas famosas como aquelas que estão no anonimato possuem o status de ser humano”. 
(Médico, Psiquiatra, Psicoterapeuta e Escritor, Augusto Cury)

“Nada é tão fugaz e instável quanto a fama”. 
(Médico, Psiquiatra, Psicoterapeuta e Escritor, Augusto Cury)

“Peçamos a JESUS o dom da paz e da alegria, mas não nos esqueçamos de glorificar-lhe os sublimes desígnios, toda vez que a sua vontade misericordiosa e justa entra em choque com os nossos propósitos inferiores”. 
(Chico Xavier)

Disse JESUS: “Eu sou o pão da vida”. 
(Jo 6:48)

“Quando podemos ver não agimos por fé, mas por raciocínio”. 
(Lettie Cowman)

Disse JESUS: “No mundo, passais por aflições; mas TENDE BOM ÂNIMO; eu venci o mundo”. 
(Jo 16:33)

29/09/2013

Frases para a vida

 
“Nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé”. 
(Gl 5:5)

“Em JESUS tudo é novo para que a vida se renove”. 
(Chico Xavier)

“Somos herança de nós mesmos”. 
(Escritora, Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho)

Disse JESUS: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 
(Lc 14:35)

“Muitos são ótimos para dar conselhos, mas péssimos para dialogar e ouvir. O diálogo que dizem ter é de mão única, deles para os outros e nunca dos outros para com eles. Por isso, ouvem o que querem ouvir e nunca o que os outros têm para dizer”. 
(Médico, Psiquiatra, Psicoterapeuta e Escritor, Augusto Cury)

“É preciso repensar a sociedade estressante onde temos vivido, a competição
predatória, o individualismo e a baixa capacidade de sentir prazer, a despeito de termos uma enorme indústria de entretenimento”. 
(Médico, Psiquiatra, Psicoterapeuta e Escritor, Augusto Cury)

“Enquanto tivermos oportunidades, façamos o bem a todos”. 
(Gl 6:10)

“Gentileza não é artigo de mercado”. 
(Chico Xavier)

“A disciplina com amor educa”. 
(Escritora, Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho)

“Subtrair-se à colaboração com o CRISTO, é menosprezar um direito sagrado”. 
(Chico Xavier)

Disse JESUS: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos LIBERTARÁ”. 
(Jo 8:32)

“Não intentes constranger o próximo a ler a cartilha da realidade por teus olhos”. 
(Chico Xavier)

SENHOR dos Exércitos, “bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênção o cobre a primeira chuva”. 
(Sl 84: 5-6)

“Ao cair da última folha no inverno, quando tudo parecia perdido, quando só havia motivos para desespero e choro, CRISTO ergueu os olhos e viu as flores da primavera, ocultas nos troncos secos da vida. Ao contrário dEle, ao primeiro sinal das dificuldades, desistimos de nossas metas, projetos e sonhos. Precisamos aprender com Ele a erguer os olhos e olhar por trás das dificuldades, das dores, das derrotas, das perdas e compreender que os invernos mais rigorosos podem trazer as primaveras mais belas”. 
(Médico, Psiquiatra, Psicoterapeuta e Escritor, Augusto Cury)