Pages

Pesquisar este blog

09/11/2013

Frases para a vida


“Olhe para a história e constate que praticamente todos os homens e mulheres que contribuíram para uma humanidade mais consciente, para a filosofia, ciências, artes, espiritualidade, foram, em seu tempo, adjetivados de forma pejorativa, como hereges, agitadores, críticos, insubmissos, foram isolados, presos, crucificado até... Precisamos rotular quem nos instiga a sair da zona de conforto por acreditar que, dessa forma, manteremos o controle sobre alguma coisa, afinal, quem suporta ver seus absolutos sendo questionados? Quem aceita revisar as raízes de suas motivações, abaixar a guarda, afastar-se da manada e, sem proteger-se, sem rotular ninguém, sem atacar, simplesmente se enxergar? Não estamos programados para isso. Sem perceber trabalhamos como soldados de um sistema que nos promete segurança, desde que assumamos manter nossas cabeças baixas e atacarmos quem tenta nos fazer ver”. 
(Radialista e Escritor, Flávio Siqueira)

“Aqui se cultiva tudo, ou melhor, quase tudo, exceto a EDUCAÇÃO. A PRIORIDADE brasileira é outra: Futebol, Samba, Capoeira, Pagode, Carnaval etc. Não sou contra essas manifestações culturais e até gosto, mas elas não deveriam ficar em primeiro lugar. A EDUCAÇÃO é que deveria ter PRIORIDADE MÁXIMA, pois eleva a qualidade de vida das pessoas e desenvolve o país. Investimentos pesados em educação, associados a políticas modernas, transformaram o Japão, um país feudal (com predominância de montanhas – 75%, arrasado na Segunda Guerra Mundial, sofre com inúmeras catástrofes – terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas etc.), em uma potência mundial, apesar da carência de riquezas naturais”. 
(Procurador da República e Escritor, Manoel Pastana)

“O homem nasce e ensinam-lhe a educação para a vida. Não obstante, a morte é o certo-negado, omitido sempre que possível, pintado nas cores do vazio misterioso. Por isso, nem há vida plena nem morte tranquila. Tudo se resume num viver em sobressaltos que as próprias religiões alimentam”. 
(Jornalista e Escritor, Wilson Garcia)

08/11/2013

Frases para a vida


“A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos”. 
(Filósofo alemão, Arthur Schopenhauer)

“As atrocidades da II Guerra Mundial geraram na Alemanha um movimento de reforma radical das Teologias tradicionais, que se projetou nos Estados Unidos e vem penetrando sutilmente em toda a América, através de traduções de livros dos novos teólogos, que anunciam a morte de Deus e pregam a novidade do Cristianismo Ateu. Os teólogos mais uma vez se enganam. A teoria da Morte de Deus, que eles procuram inutilmente explicar como um acontecimento atual, do nosso tempo, nunca se verificou nem pode verificar-se. Deus não é um ser nem é mortal, porque é o Ser Absoluto, o Bem, segundo Platão, a Ideia Suprema de que derivam todas as ideias e, portanto, todas as coisas e todos os seres. Os teólogos da chamada Teologia Radical da Morte de Deus, e seus companheiros de outros ramos teológicos subsequentes, sofrem de um processo de alucinação por transferência. Quem está morrendo não é Deus, são eles mesmos e suas Teologias, eles e as Religiões formalistas e dogmáticas. A concepção nova de Deus, que nasce dos escombros da concepção antropomórfica do passado, é a de uma Inteligência Cósmica que preside a toda a realidade possível. Os cosmonautas soviéticos, depois de umas voltas ao redor do grão de areia da Terra, declaram eufóricos que Deus não existe, pois não tiveram o prazer de encontrá-lo nos microscópicos subúrbios do nosso planeta. Fizeram como o estudante de Eça de Queiroz, em A Cidade, que, para provar a inexistência de Deus, tirou o seu relógio patacão do bolso do colete, diante de colegas, e deu o prazo de alguns minutos para que Deus o fulminasse. Como não foi fulminado, declarou que estava provada a inexistência de Deus e guardou o patacão no bolso. Essas piadas servem apenas para mostrar-nos o estado de ignorância em que ainda nos encontramos; e para provar, isso sim, que estamos mortos em nossa estupidez diante da grandeza do Cosmos. Dizer que Deus morreu é como dizer que a vida se extinguiu. O fato de estarmos vivos e fazermos essa afirmação já prova o contrário. Certas pessoas opiniáticas, muito ciosas de si mesmas, costumam dizer que Deus não existe porque ninguém pôde provar a sua existência. A própria Ciência ensina que a causa se prova pelo efeito. Basta-nos olhar uma flor ou um grão de areia para sabermos que Deus precisa existir, que existe necessariamente. O que não podemos aceitar é o Deus das religiões, porque esse Deus – ilógico e absurdo, como dizia Aristides Lobo – pertence a um passado remoto em que a humanidade necessitava dele. A essência da Religião constitui-se de apenas um núcleo e uma partícula, como o átomo de hidrogênio. O núcleo é a ideia de Deus e a partícula o sentimento religioso. A Religião verdadeira,que jamais agonizou e nunca morre, tem nesse átomo simples e puro a sua raiz simbólica”.  
(Jornalista, Filósofo, Parapsicólogo, Educador e Escritor, José Herculano Pires)

“Para livrar a Religião da pulverização sectária é indispensável libertá-la do formalismo dogmático, do profissionalismo religioso, do fanatismo igrejeiro. Se quisermos salvar a Religião, nesse maremoto das transformações que afligem os passadistas, façamos urgentemente a liquidação das religiões em agonia e mandemos os seus artigos de fé, seus ícones e suas medalhas para o Museu do Homem, como simples testemunhos de um tempo morto. Tudo isso é aflitivo para os espíritos rotineiros e acomodatícios, como a mensagem cristã era escândalo para os judeus e espanto para gregos e romanos. Mas os espíritos flexíveis, corajosos, lúcidos, empenhados na busca da Verdade – essa relação direta do pensamento com o real – não se atemorizam, antes se rejubilam com a libertação do homem. Esta é a verdade flagrante do momento que vivemos: o homem se liberta de seus temores, da ilusão de sua fragilidade existencial, do confinamento planetário, do embuste e da hipocrisia, para viver a vida como ela é, na plenitude das suas potencialidades corporais e espirituais. O homem se emancipa e toma consciência da sua natureza cósmica. Diante dele está o futuro sem limite, a imortalidade dinâmica e demonstrável que se opõe ao conceito limitado da imortalidade estática e hipotética. Sua herança não é o pecado nem a morte, mas a vida em nova dimensão”. 
(Jornalista, Filósofo, Parapsicólogo, Educador e Escritor, José Herculano Pires)

07/11/2013

Frases para a vida


“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”. 
(Hb 12:15)

A luz não faz coleção de sombras”. 
(Emmanuel por Waldo Vieira)

“Ao pedantismo dogmático, ou literário, de todos os tempos, recorremos ao próprio Evangelho para repetir que, se a letra mata, o espírito vivifica”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“Bondade que ignora é assim como o poço amigo em plena sombra, a dessedentar o viajor sem ensinar-lhe o caminho. Inteligência que não ama pode ser comparada a valioso poste de aviso, que traça ao peregrino informes de rumo certo, deixando-o sucumbir ao tormento da sede. Todos temos necessidade de instrução e de amor”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

SUICÍDIO – “O mais incrível é que OS DESCONTENTES COM A VIDA ESTÃO MAIS NO GRUPO DOS QUE TÊM MUITO DO QUE OS QUE NÃO TÊM NADA. Basta ver que o número de suicidas é maior nos países ricos do que nos países pobres. A taxa de suicídio na França, por exemplo, é de 19 por 100 mil habitantes. No Japão é maior ainda: 25 por 100 mil. No Brasil é de 5 por 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul é um dos estados da Federação de melhor condição de vida. Isso reflete na taxa de suicídio: o dobro do país. São 10 suicídios por 100 mil habitantes. Porto Alegre é a capital brasileira com o maior índice: 12 por 100 mil. Em média, todos os anos, mais de mil pessoas tiram a própria vida no Rio Grande do Sul. É lamentável e muito triste... QUESTÕES MATERIAIS COMO RIQUEZAS, CONQUISTAS ETC. TÊM POUCA INFLUÊNCIA SOBRE O ESTADO DE FELICIDADE... Há indivíduos que condicionam a felicidade à conquista de cargos, posição social, dinheiro etc. Vivem em função dessa busca  e quando conquistam percebem que isso não melhora por muito tempo o nível de satisfação (felicidade) e se tornam arrogantes, prepotentes, de mal com a vida e, muitas vezes, tentam descontar nos outros a frustração por não conseguirem a felicidade que esperavam alcançar com a conquista... DEVE-SE LUTAR PELO FUTURO, MAS VIVER O PRESENTE”. 
(Procurador da República e Escritor, Manoel Pastana)

“Lamentar a desgraça — dizia Horace Mann — é apenas humano; minorá-la é divino”
(Hermínio C. Miranda)

06/11/2013

Frases para a vida...


“Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. Estamos só de passagem. O nosso objetivo é observar, crescer, amar... E depois vamos para casa...”. 
(Provérbio Aborígene)

“Não esperes pelo dinheiro a fim de ajudar. Hoje mesmo, em casa, alguém te pede entendimento e carinho e, além do reduto doméstico, legiões de pessoas aguardam-te os gestos de fraternidade e compreensão”. 
(Meimei por Chico Xavier)

“Até o silêncio da pedra fala em Deus”. 
(André Luiz por Waldo Vieira)

“Para revelar-se, o bem não exige trombeta”. 
(André Luiz por Waldo Vieira)

“Se todos nós, em conjunto, temos um mentor a procurar e a ouvir de maneira especialíssima, no plano da consciência e no santuário do coração, esse Mentor é Nosso Senhor JESUS CRISTO”. 
(Cairbar Schutel por Chico Xavier)

“A verdadeira alegria não vive isolada numa só alma”. 
(Eurípedes Barsanulfo por Waldo Vieira)

“Em cada dia renasce a luz de uma nova vida e com a morte somente morrem as ilusões. É necessário viver, meus irmãos, e ser mais do que pó!” 
(Eurípedes Barsanulfo por Waldo Vieira)

“Entre Deus e você, o próximo é a ponte”. 
(André Luiz por Chico Xavier)

“Maternidade e paternidade são magistérios sublimes. Lar, primeira escola; pais, primeiros professores”. 
(André Luiz por Waldo Vieira)

“Sem renovação, que vale a vida humana? Perante o bem, quase sempre, temos sido somente constantes na inconstância e fiéis à infidelidade”. 
(Militão Pacheco por Waldo Vieira)

“Convertemos o próximo em alimária de nossos interesses escusos, olvidando o dever da fraternidade, para desfrutarmos, no mundo, a parte do leão. É por isso que somos, na atualidade da Terra, os cristãos incrédulos, que ensinam sem crer e pregam sem praticar, trazendo o cérebro luminoso e o coração amargo. E é assim que, atormentados por dificuldades e crises de toda espécie – aflitiva colheita de velhos males –, cada qual de nós tem necessidade de prosternar-se perante o Mestre Divino, à maneira do escriba do Evangelho, guardando n’alma o próprio sonho de felicidade, enfermiço ou semimorto, a exorar em contraditória rogativa: – ”Senhor, eu creio! Ajuda a minha incredulidade!” 
(Jacinto Facundes por Chico Xavier)

“Espaneja em ti a carusma dos preconceitos que te dançam na mente, qual poeira de sombra, entenebrecendo-te a razão. Foge à voz bramidora da censura para que os teus lábios festejem os ouvidos alheios com expressões de conselho e acentos de consolo. Borda a palavra com doçura e repete mansamente a própria bênção quando a tua voz se perca entre os clamores dos que passam a vociferar rebeldia e avançam espavoridos por veredas em chamas. Em toda estrada vicejam alfombras de sorrisos e chovem lágrimas de aflição, mas o amor, com o CRISTO JESUS, recupera a poesia perdida ao longo do nosso caminho, pois só ELE transforma o miasma em perfume, o incêndio em luz, o espinho em flor, o deserto em jardim e a queda em ascensão”. 
(Manuel Quintão por Waldo Vieira)

05/11/2013

Frases para a vida


“Toda alma que poda as suas investidas no mal, afina-se com o Bem e deixa brilhar a fraternidade em todo o seu andar”. 
(Lancellin por João Nunes Maia)

“Há quem diga que o amor não é sabedoria. Está completamente enganado. Quem ama nas linhas ensinadas por Nosso Senhor JESUS CRISTO, é um verdadeiro sábio. Ao conhecermos as nossas deficiências, abrimos portas de luz nas esferas da consciência, de sorte a nos enriquecermos, em todos os rumos, dos valores eternos, de talentos que Deus depositou em nossos corações”. 
(Lancellin por João Nunes Maia)

“Quem conhece a si mesmo, já não tem tempo de criticar ninguém”. 
(Lancellin por João Nunes Maia)

“Somos indistintamente tutelados de Nosso Senhor JESUS CRISTO, o nosso Mestre Divino, achando-nos todos chamados, por Ele, a aprender na abençoada Escola Terrestre”. 
(André Luiz por Waldo Vieira)

“Não existe um caminho para a PAZ, a PAZ é o caminho”. 
(Defensor do Satyagraha - princípio da ‘nãoagressão’, Mohandas Karamchand GANDHI)

A insinceridade ilude, primeiramente, aquele que a promove”. 
(André Luiz por Waldo Vieira)

“Largue qualquer sombra do passado ao chão do tempo, qual a árvore que lança de si as folhas mortas”. 
(André Luiz por Chico Xavier)

“Ninguém precisa apagar a luz do vizinho para iluminar a própria casa. Uma vela acende outra sem alterar-se”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“Haja o que houver à noite. Ninguém prende a alvorada. A luz dissolve as trevas. Segue e confia em Deus”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“Se aspiras a obter solução adequada às provas que te firam, não te guies pela rota do desespero. Tens contigo uma chave bendita - a chave da humildade, cunhada no metal puro da paciência”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“Cultiva a caridade e a brandura, a compreensão e a tolerância, porque os mensageiros do amor encontram dificuldade enorme para se exprimirem com segurança através de um coração conservado em vinagre”. 
(André Luiz por Chico Xavier)

“A verdade pode caminhar distante da palavra com que aspiramos traduzi-la. Renove, pois, as expressões do seu pensamento e a vida renovar-se-lhe-á inteiramente, nas fainas de cada hora”. 
(André Luiz por Waldo Vieira)

04/11/2013

Frases para a vida


“Não basta esclarecer a inteligência... É imprescindível aperfeiçoar o coração nos caminhos do bem. Todos os fazedores de guerra, ditadores e revolucionários, antigos e modernos, foram incubados no convívio de professores ilustres, de páginas científicas, de livros técnicos ou de universidades famosas. Razão sem luz pode transformar-se em simples cálculo. Quem apenas conhece nem sempre sabe”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“O lar é a escola das almas, o templo onde a sabedoria divina nos habilita, pouco a pouco, ao grande entendimento da Humanidade. O lar, na maioria das vezes, é o cadinho santo ou o forno preparador. Nunca notou a rapidez da existência de um homem? A vida carnal é idêntica à flor da erva. Pela manhã emite perfume, à noite, desaparece... O lar é um curso ligeiro para a fraternidade que desfrutaremos na vida eterna”. 
(Neio Lúcio por Chico Xavier)

“O amor é um tesouro que, quanto mais se divide, mais se multiplica, e se enriquece à medida que se reparte”. 
(Joanna de Angelis por Divaldo Pereira Franco)

“A confiança, suave, doce e tranquila, a alegria natural e sem alarde, a exteriorização do bem que se pode e se deve executar, a compaixão dinâmica, a não posse, não dependência, não exigência, são benesses do amor pleno, pacificador, imorredouro... Nunca se impõe, porque é espontâneo como a própria vida e irradia-se mimetizando, contagiando de júbilos e de paz. Expande-se como um perfume que impregna, agradável, suavemente, porque não é agressivo nem embriagador ou apaixonado...”. 
(Joanna de Angelis por Divaldo Pereira Franco)

“Cada amanhecer é convite sereno à conquista de valores que parecem inalcançáveis”. (Joanna de Angelis por Divaldo Pereira Franco)

“Quem teme a escuridão, perde-se na noite. Sê tu aquele que acende a lâmpada e clareia as sombras. Desafiado, JESUS venceu. Segue-O e nunca te detenhas ante os desafios para o teu crescimento espiritual”. 
(Joanna de Angelis por Divaldo Pereira Franco)

“Quem, na luta, apenas vê sofrimento, possui conduta patológica... A vida é bênção, e deve ser mantida saudável, alegre, promissora, mesmo quando sob a injunção libertadora de provas e expiações”. 
(Joanna de Angelis por Divaldo Pereira Franco)

“Recorda-te sempre de JESUS!” 
(Joanna de Angelis por Divaldo Pereira Franco)

“O fato de não desejar mal nem retribuir as ofensas recebidas já representa nobre expressão do amor”. 
(Joanna de Angelis por Divaldo Pereira Franco)

“A brandura é norma do homem inteligente... Abre o coração e deixa a luz invadir o teu mundo interno”. 
(Miramez por João Nunes Maia)

03/11/2013

Frases para a vida


“Quem é aquele que ofende?
As vezes é um pobre louco...
De outras vezes, um doente
Que enlouquece pouco a pouco.

O ponto grave na ofensa
Está sempre na pessoa,
Que condena e se lastima,
Que se arrasa e não perdoa.

Quem guarda ressentimento,
Note bem, veja você:
Coloca o mal no que sabe,
Veneno em tudo o que vê.

Mesmo entre pedras e lutas,
O amor trabalha e auxilia...
O tempo emenda a nós todos,
Cada qual tem o seu dia”.

(Cornélio Pires por Chico Xavier)

“A vida é, por natureza, totalmente interdependente. Tentar atingir o máximo de eficácia por intermédio da independência equivale a tentar jogar tênis com um taco de golfe”. 
(Autor de vários best sellers, professor renomado e vice-presidente da FranklinCovey Co., Stephen R. Covey)

“Na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós”. 
(Albino Teixeira por Chico Xavier)

“Se você não acredita na disciplina, observe um carro sem freio”. 
(André Luiz por Chico Xavier)

“Irritar-se é o melhor processo de perder". 
(André Luiz por Chico Xavier)

“Em favor de sua paz conserve fidelidade a si mesmo. Lembre-se de que, no dia do Calvário, a massa aplaudia a causa triunfante dos crucificadores, mas o CRISTO, solitário e vencido, era a causa de Deus”. 
(André Luiz por Chico Xavier)

“Quase sempre, a crítica é corrosivo do bem, tanto quanto a acusação, habitualmente, é um chicote de brasas”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“Todos podemos ser instrumentos do bem, uns para com os outros”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“O tempo é aquele orientador incansável que ensina a cada um de nós, hoje, amanhã e sempre que ninguém pode realmente brincar de viver”. 
(André Luiz por Chico Xavier)