Pages

Pesquisar este blog

15/08/2011

Presidente diz que ALPB avança na modernização


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), afirmou, nesta sexta-feira (12.08), durante a abertura do ‘Encontro do Legislativo’, que a parceria com o Programa Interlegis, do Senado Federal, beneficiará todas as casas legislativas do Estado e disponibilizará modernas ferramentas que auxiliarão na atuação parlamentar dos vereadores, deputados estaduais e deputados federais.

Com as parcerias que estão sendo firmadas com o Senado, através do programa Interlegis, as casas legislativas da Paraíba passarão a ter acesso a serviços como correio eletrônico; infraestrutura para os órgãos disponibilizarem suas informações em páginas na Internet; distribuição geral ou seletiva de documentos, tais como discursos, anteprojetos e projetos de lei; reuniões eletrônicas e teleconferências pela Rede Interlegis; treinamento a distância; captação de informações estaduais e municipais de interesse federal.

Ricardo Marcelo destacou que ao longo de sua gestão, priorizou “ações e atitudes que fortaleçam o papel da Assembleia Legislativa, para a construção de um Estado mais igualitário e mais justo”. Na sua avaliação, a modernização do Legislativo vai aproxima-lo cada vez mais dos cidadãos.

Ele ressaltou que já está em etapa avançada o processo de digitalização de todos os atos administrativos e processos da Casa de Epitácio Pessoa. “A Assembleia Legislativa ficará livre do papel e presa à sua parcela de responsabilidade social”, disse.

“Sempre apostei em parcerias que reforcem a cidadania. A modernização do Legislativo assegura a acessibilidade e a transparência na atuação de cada parlamentar. Permite que o eleitor acompanhe e fiscalize o trabalho de cada um dos seus mais legítimos representantes. Estabelece a horizontalidade de uma democracia moderna e eficiente”, afirmou o presidente da ALPB.

Ele lembrou que a atual Mesa Diretora adotou “como prática legislativa a ‘Agenda Positiva’, que leva ao plenário os debates mais relevantes com os mais diferentes e importantes segmentos da sociedade”. Citou como exemplo a audiência pública, no início da semana, com a Comissão Especial da Câmara Federal que trata do enfrentamento às drogas.

Ricardo Marcelo enfatizou o trabalho do senador Cícero Lucena (PSDB), à frente da primeira secretaria do Senado Federal, que é responsável também pelo Interlegis nacional. O presidente da Assembleia destacou os investimentos feitos na área de informática, a adesão do Legislativo paraibano aos canais de redes sociais e mídias digitais, e o acesso da TV ALPB pela internet. “A Assembleia democratiza ainda mais sua comunicação, agilizando as informações que interessam ao cidadão”, disse.

Fonte: HERMES DE LUNA


0 comentários:

Postar um comentário