Pages

Pesquisar este blog

03/07/2011

Globo Repórter especial sobre o São João bate recorde de audiência


Caroline Marques
Especial para o Jornal da Paraíba


São João é mesmo uma festa contagiante. Além de fazer os nordestinos vibrarem, deixa pessoas de todo o Brasil deslumbradas. Prova disso foi a edição especial do Globo Repórter sobre festejos juninos, transmitida na última sexta-feira, dia 24 – noite da comemoração –, que atingiu recorde de audiência do ano. A atração da Rede Globo teve média de 27 pontos e 47% de participação, o que significa que, a cada 100 televisores ligados no horário, quase metade estava ligada nas reportagens.

O programa especial mostrou manifestações culturais típicas desse período em vários estados do Nordeste. A Paraíba teve destaque com o megaevento de Campina Grande, conhecido por ser o ‘Maior São João do Mundo’.

O publicitário campinense Breno Ribeiro, que mora em São Paulo, ficou feliz ao ver sua terra natal no programa. “Quando ligo a TV e vejo uma matéria tão bem produzida como essa, eu me sinto mais perto da Paraíba. Bateu um orgulho e pensei ‘Nossa! Já dancei muito forró aí’”, afirmou. Para ele, além de nostálgico, o programa funcionou como um forte atrativo para os turistas.

A edição teve reportagens também sobre os seguidores do músico Luiz Gonzaga no Recôncavo Baiano; plantadoras e cozinheiras de milho; o empenho das quadrilhas que competem anualmente; o chá casamenteiro de Santo Antônio de Barbalha; e o famoso São João de Caruaru, que concorre em grandeza com o paraibano. O programa mostrou ainda a trajetória de uma família que saiu da cidade de São Paulo para festejar a data junto com os parentes em Taperoá, Sertão da Paraíba. As matérias foram feitas pelos repórteres José Raimundo e Beatriz Castro.

De acordo com a advogada pessoense Shalon Botelho, que mora no interior do Rio Grande do Sul, o programa mexeu com as emoções e as lembranças. “Foi direto na veia da saudade, porque para mim o São João é a melhor festa que existe. Nunca perdi um quando estava na Paraíba. Eu me imaginei no meio das festas, imaginei como estariam minha família e meus amigos. É uma pena não saber quando poderei novamente comemorar essa data na minha terra”, declarou.

Segundo ela, os amigos gaúchos ficaram interessados e curiosos quando viram os festejos no Globo Repórter. “Todo mundo me perguntou se a comemoração tinha mesmo tanto valor para os nordestinos. Eles não tinham ideia do tamanho da festa e da força dela em nossas raízes culturais. Ficaram intrigados e com vontade de conhecer”, contou.

Criado em 1973, o Globo Repórter é um programa jornalístico semanal, produzido e exibido pela Rede Globo, que vai ao ar às sextas-feiras, a partir das 22h.


VÍDEO:


0 comentários:

Postar um comentário