Pages

Pesquisar este blog

30/08/2011

Fauna Ameaçada

(foto do blog 'oplanetaemmovimentojanetemelo')


A elaboração das Listas Nacionais Oficiais das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção é considerada política pública de conservação estratégica de extrema importância para o país, porque permite o planejamento e a priorização de recursos e ações para a conservação de espécies e ecossistemas. Entre outras funções, as listas e as informações utilizadas para a elaboração de cada uma delas são fundamentais para subsidiar os processos de autorização e licenciamento - federal, estadual e municipal - das diversas atividades antrópicas, e também para priorização da criação de Unidades de Conservação e seus planos de manejo.

A atual Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção - Instruções Normativas nº 03/2003, 05/2004 e 52/2005 - registra 627 espécies da fauna terrestre e aquática ameaçadas de extinção, sendo 394 espécies terrestres e 233 espécies aquáticas.

A maioria das espécies está na Mata na Atlântica (64%) e a principal causa de ameaça de extinção é a redução na distribuição geográfica da área de ocupação estimada (64%), face à fragmentação elevada ou conhecida e declínio continuado observado, inferido ou projetado (48%). Essas e outras informações sobre as espécies ameaçadas estão organizadas no Livro Vermelho, volumes I e II.

Do número total de espécies de fauna ameaçada, 313 (50,6%) estão presentes em unidades de conservação federais. E das 310 unidades conservação federais, 198 (63,9%) - das quais 116 de Proteção Integral e 82 de Uso Sustentável - possuem registro de espécies ameaçadas, como pode ser observado na publicação Atlas da Fauna Ameaçada em Unidades de Conservação Federais.


LISTA de todas as espécies ameaçadas.

0 comentários:

Postar um comentário