Pages

Pesquisar este blog

31/08/2011

Prêmio Congresso em Foco 2011


O Prêmio Congresso em Foco foi criado com o objetivo de valorizar o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no cumprimento de suas obrigações durante o mandato, incentivando-os a desempenhar o papel que deles se espera.

Por trás da iniciativa, há o desejo de ressaltar tanto a importância do Parlamento em uma democracia quanto a necessidade de os eleitores acompanharem de modo permanente a ação dos congressistas.

Trata-se, no fundo, de enfrentar a ideia de que “todos os políticos são iguais”, aforismo que costuma anteceder vereditos extremamente céticos quanto às nossas chances de construir um Parlamento à altura das aspirações nacionais. Como se nós, brasileiros, fôssemos incapazes de ter uma representação política de qualidade.

Desde a sua criação, em 2006, o Prêmio Congresso em Foco tem demonstrado que o Brasil possui, sim, bons parlamentares.

A tarefa de identificá-los, conforme as regras do Prêmio, é delegada, numa primeira fase, aos jornalistas que cobrem o Congresso.

Eles votam livremente nas categorias gerais – “melhores deputados” e “melhores senadores” – e especiais. Os 25 deputados federais e dez senadores mais votados nas categorias gerais e os cinco parlamentares mais votados em cada uma das categorias especiais passam à segunda etapa de votação, na internet.

Todos os congressistas pré-selecionados são premiados, mas cabe aos internautas definir os vencedores de cada prêmio.

ENTRE AQUI PARA VOTAR

Novidades deste ano

Nesta sexta edição do Prêmio Congresso em Foco, o evento de premiação será realizado no dia 7 de novembro, em Brasília. E haverá várias novidades. A principal delas é que, somente na premiação final, serão conhecidos os vencedores das categorias gerais.

Também foram criadas novas categorias especiais. São elas:

Parlamentar de futuro – distinguirá deputados e senadores com menos de 45 anos de idade. Categoria assinada em conjunto pelo Congresso em Foco e a Ambev.

Defesa da democracia e da cidadania – distinguirá deputados e senadores comprometidos com a defesa da ordem social democrática e da cidadania. Categoria assinada em conjunto com a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Defesa do consumidor – voltada para os parlamentares (deputados ou senadores) com atuação mais destacada no campo da defesa dos direitos do consumidor. Categoria coassinada pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Defesa dos municípios – homenageará os congressistas mais comprometidos com a defesa das cidades brasileiras e das questões de interesse dos municípios. O prêmio será concedido em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Defesa da segurança jurídica e da qualidade de vida – distinguirá quem mais se empenha no Congresso pela garantia de estabilidade e de cumprimento das normas legais, tendo como meta a promoção da qualidade de vida dos brasileiros. Categoria assinada em conjunto com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil).

Além disso, continuarão recebendo premiação especial:
- o(a) deputado(a) e o(a) senador(a) mais votados pelos jornalistas na etapa preliminar de votação
- os parlamentares mais comprometidos com a defesa da educação
- os parlamentares mais comprometidos com a defesa da saúde
Como ocorre desde 2010, a votação na internet será monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). A votação dos jornalistas, seguindo a tradição de todos os anos anteriores, será acompanhada e fiscalizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

O prêmio tem também o patrocínio da Petrobras.

CRONOGRAMA
 16 a 18ago2011 – votação dos jornalistas
22ago a 9out2011 – votação na internet
7nov2011 – evento de premiação, com o anúncio dos vencedores finais
Clique aqui para consultar o regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2011
Todas as matérias publicadas sobre o assunto

EDIÇÃO DE 2010
Em 2010, realizamos a quinta edição do Prêmio Congresso em Foco, na casa de eventos Porto Vittoria, em Brasília, com mais de 600 convidados, 35 parlamentares presentes e um inesquecível show de Moraes Moreira e Davi Moraes. O prêmio é uma reação ao lugar comum de que “todos os políticos são iguais” e que nenhum deles é digno da confiança dos cidadãos.

A intenção é dar visibilidade aos deputados e senadores que se destacam positivamente. Aqueles que, na ótica dos jornalistas e dos leitores do Congresso em Foco, merecem distinção por orientarem sua atividade no sentido dos interesses da sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário