Pages

Pesquisar este blog

05/11/2011

Dia Nacional da Cultura Brasileira

Fundação Palmares celebra a data com seminário “Qual a face negra da mídia?”


Para celebrar o Dia Nacional da Cultura, que acontece dia 5 de novembro, a Fundação Cultural Palmares (FCP), vinculada do Ministério da Cultura, promoverá, em Brasília, o seminário Qual é a face negra da mídia?, dentro do Projeto Cine Palmares – A cor do Brasil nas telas. Na ocasião, serão exibidos três longas-metragens inéditos no circuito nacional que, em comum, abordam aspectos da cultura afro-brasileira: Trampolim do Forte, Jardim das Folhas Sagradas e Bróder.



Bróder foi elogiado pela crítica e venceu os principais prêmios do Festival de Gramado em 2010, entre eles o de melhor filme. O elenco conta com nomes conhecidos da TV: Caio Blat, Jonathan Haagensen e Sílvio Guindane.

Cada filme exibido será objeto de debate entre gestores da Fundação Palmares, artistas, profissionais ligados à cultura e público em geral, no Museu Nacional Honestino, a partir das 9 horas do dia 5 de novembro. A atividade está alinhada com as diretrizes da política do MinC, que estabelecem o reconhecimento e a valorização da cultura negra como a matriz do processo de formação do povo brasileiro.

O pré-roteiro do seminário, sujeito a alterações e confirmações, prevê a presença do presidente da Palmares, Zulu Araújo, e de Newton Guimarães Cannito, da Secretaria do Audiovisual, além de artistas, cineastas e profissionais ligados à cultura, como Póla Ribeiro, João Mattos, Jeferson De, Joel Zito Araújo, João Gabriel, Luiz Miranda, Marcela Cartaxo, Zeu Brito, Antônio Godi, Harildo Deda, Evelin Buchegger, João Miguel, Auristela Sá, Zezé Motta, Jonatas Haagensen e Caio Blat.





(Comunicação Social/MinC)



0 comentários:

Postar um comentário