Pages

Pesquisar este blog

03/05/2012

Dia do (a) Taquígrafo (a)


Taquigrafia (do grego taqui = rápido e grafia = escrita) ou estenografia (do grego: στενός, stenos, inglês e γράφειν, graphein: "escrever", "gravar") é um termo geral que define todo método abreviado ou simbólico de escrita, com o objetivo de melhorar a velocidade da escrita ou a brevidade, em comparação a um método padrão de escrita. Em Portugal o termo taquigrafia é mais conhecido por estenografia.

A diferença entre taquigrafia e estenotipia (do inglês: stenotype) é que a taquigrafia é feita a mão, geralmente usando lápis ou caneta; já a estenotipia utiliza máquinas próprias na composição dos taquigramas. Os sistemas típicos da taquigrafia fornecem símbolos ou abreviaturas para as palavras e as frases comuns, o que permite que alguém, bem treinado no sistema, escreva tão rapidamente que possa acompanhar as falas de um discurso.

Há muitos métodos taquigráficos diferentes no mundo inteiro e muitos foram adaptados para a língua portuguesa.


_____

Lísia Regina Franco Dias, taquígrafa e professora, faz o que na antiguidade já se praticava, escrever com a mesma velocidade da fala. Alguns estudiosos garantem que foi utilizada pelo povo hebreu desde a época de Moisés, inclusive na preparação do Pentateuco, os cinco primeiros livros do velho testamento. Dizem ainda, que Pitágoras e Xenofonte taquigrafavam as aulas de Sócrates. A exatidão foi na Roma antiga, com Marco Túlio. Eram os taquigraphoi (grego), e cursores ou notarii (latim). Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Brasil... países que adotaram esse tipo de grafia, com vários métodos.

0 comentários:

Postar um comentário