Pages

Pesquisar este blog

07/06/2011

ALPB - Agenda positiva continua no segundo semestre

 
 
 


“No segundo semestre daremos continuidade às sessões itinerantes, até porque é uma forma de aproximação do Legislativo Estadual com a sociedade paraibana”


Ricardo Marcelo
Presidente da ALPB

Ao reassumir a presidência da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (06.06), o deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), informou que já projeta para o segundo semestre “a continuidade da agenda positiva, que se verificou nos primeiros meses da atual legislatura”. Para ele, desde o dia 1º de fevereiro que a ALPB tem se comprometido em debater temas de interesse da sociedade e que eles continuarão a pautar a atuação dos deputados.

Ricardo Marcelo citou, como exemplo, a realização de seminários que discutiram políticas de prevenção e combate às drogas, incentivo ao turismo e a transposição do Rio São Francisco. A agenda positiva foi estabelecida na ALPB por determinação do seu presidente, que delegou ao deputado Francisco de Assis Quintans (DEM) a coordenação desses eventos.

O presidente da Assembleia ainda ressaltou a realização de sessões especiais, que movimentaram o plenário José Mariz, e as sessões itinerantes, que debateram em cidades-pólos questões mais específicas, referentes aos municípios paraibanos. “No segundo semestre daremos continuidade às sessões itinerantes, até porque é uma forma de aproximação do Legislativo Estadual com a sociedade paraibana”, disse.

Ele observou ainda que, além de sessões especiais, itinerantes, seminários e audiências públicas, a atual gestão vem promovendo ações que visam otimizar a prestação de serviços aos cidadãos.

Algumas ações da agenda positiva da ALPB no primeiro semestre:

14 de fevereiro – 120 crianças são acolhidas pela creche Ângela Maria Meira de Carvalho, que passou a funcionar no prédio Anexo VI da ALPB. A presidente da APPL, Crisneilde Rodrigues, recebeu os pais das crianças na ‘Acolhida da Família’.

16 de fevereiro - Secretários das áreas administrativa e financeira do Estado estiveram na ALPB e, por mais de seis horas, prestaram esclarecimentos sobre as exonerações dos servidores temporários.

22 de fevereiro – ALPB realiza o 2º Seminário Legislativo para as Assessorias Parlamentares, que tratou de qualificar os assessores dos deputados de primeiro mandato.

01 de março - As mudanças no programa do Governo Federal denominado “Minha Casa, Minha Vida” foi tema debatido em sessão especial no plenário.

07 de março – ALPB amplia adesão às mídias digitais. Com nova política, a informação fica democratizada e internautas passam a manter contatos em tempo real com o Legislativo através das redes sociais: Twitter, Facebook, Orkut e You Tube.

18 de março - Escola do Legislativo da ALPB passa a disponibilizar em sua sala de leitura uma edição em braille do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, doado pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo.

31 de março – Sessão especial debateu a inclusão de João Pessoa como Centro de Treinamento de Seleções (ou sub-sede) da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

01 de abril – Sessão itinerante na Câmara Municipal de Esperança. A Assembleia encaminha, em nome da população local, solicitação formal ao Estado para reconstrução da barragem de Camará.

13 de abril – Sessão especial, em conjunto com a Câmara de João Pessoa, discute o Sistema Viário da Capital.

15 de abril – Mais transparência. Portal da ALPB passa a disponibilizar link direto ao Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), utilizado pelo TCE, órgão auxiliar do Legislativo.

22 de abril - O seminário “Águas do São Francisco na Paraíba – Sustentabilidade Sócio-Econômica–Ambiental” foi realizado no auditório da Reitoria da UFPB.

26 de abril - O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, considerada a primeira instituição de ensino superior do Estado, foi homenageada com sessão especial da ALPB em seu auditório, na cidade de Areia.

27 de abril – Sessão especial lota auditório da Fundação Cidade Viva, no bairro do Bessa, para debater ações e programas de recuperação de usuários e repressão qualificada às drogas na Paraíba. A sessão contou com o apoio e participação de igrejas evangélicas e católicas.

29 de abril – Sessão especial proposta debateu reforma política. Teve como expositor Márcio Rabat, integrante da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados e membro da Comissão Especial que debate a Reforma no Congresso Nacional.

04 de maio – Procuradores da Assembleia Legislativa mantém encontro com procuradores do Executivo para traçarem ações conjuntas de atuação.

10 de maio – Escola do Legislativo assina termo de cooperação técnica com mais sete instituições de ensino para qualificação dos servidores da Assembleia.

11 de maio – Sessão especial leva ao plenário da ALPB o secretário de Saúde do Estado, Waldson de Sousa, para debater as questões de saúde pública na Paraíba.

12 de maio – Sessão especial debate crise no futebol paraibano.

12 de maio – Ministério Público terá programa Institucional do MPPB produzido e veiculado na TV Assembleia. O programa levará prestação de serviços aos cidadãos.

17 de maio – Combate à criminalidade no Estado é tema de sessão especial no plenário da ALPB com o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima.

18 de maio – Por determinação do presidente Ricardo Marcelo, a ALPB passa a apoiar a Procuradoria Regional do Trabalho e o MPPB, em ações que visem o combate ao trabalho infantil na Paraíba.

25 de maio – Audiência pública leva ao plenário o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, para debater o reajuste de 16,93% na tarifa de água e esgoto.

27 de maio – Sessão especial debate determinação da Superintendência do Patrimônio da União para retirada de bares e barracas da praia do Jacaré.

31 de maio – Sessão especial debate a violência nas escolas públicas do Estado da Paraíba.

01 de junho – Sessão especial debate o papel do psicólogo no Sistema Prisional. A sessão contou com a psicóloga Cynthia Ciarallo, do Conselho Federal de Psicologia.

03 de junho – Seminário da ALPB em conjunto com a PBTur debate ‘Os Desafios do Turismo Paraibano’. O auditório da PBTur ficou lotado. A ex-presidente da Embratur, professora Jeanine Pires foi palestrante.

03 de junho – Sessão especial na Câmara Municipal de Guarabira discute implantação deum campus da UFPB naquela cidade.

Fonte: HERMES DE LUNA

0 comentários:

Postar um comentário