Pages

Pesquisar este blog

17/06/2011

Projeto obriga inutilização de cédulas roubadas

Daniella Ribeiro
Deputada Estadual

As agências bancárias instaladas em todo o Estado da Paraíba serão obrigadas a ter dispositivos que inutilizam as cédulas de caixas eletrônicas. Nesta quinta-feira (16.06), a Comissão de Constituição e Justiça aprovou um projeto de lei apresentado pela deputada Daniella Ribeiro (PP) na Assembleia Legislativa da Paraíba nesse sentido.

Nesta quarta (15), foi registrada 43ª explosão de caixa eletrônica, que ocorreu no município de Massaranduba. A explosão de caixas eletrônicos se tornou uma nova modalidade criminosa realizada com freqüência nos últimos tempos e é alvo de preocupação de autoridades policiais de todo o país.

O projeto de lei de autoria da deputada Daniella Ribeiro (PP) prevê que seja obrigatória a instalação de dispositivos que inutilizem as cédulas nos casos de violação de caixas eletrônicos. O sistema implantado poderá, conforme o projeto, ser de qualquer meio, desde que seja eficaz para completa inutilização das cédulas.

O projeto será apreciado e votado na volta do recesso da ALPB e depois seguirá para sanção governamental.

Os bancos e as empresas responsáveis pela manutenção dos equipamentos terão o prazo de 180 dias para se adequarem às exigências propostas pelo projeto. De acordo com a deputada, “o projeto tem por objetivo impor a utilização de mecanismos, já existentes no mercado, que inutilizem o conteúdo dos caixas eletrônicos. A ideia é destruir a recompensa buscada pelos criminosos, desestimulando desta forma a prática deletiva”.

Daniella lembra ainda que o meio mais utilizado pelos criminosos são os explosivos, método que cria riscos não só para os que manuseiam, mas para as pessoas em geral que, de algum modo estejam fisicamente próximas ao delito.

Fonte: Assessoria


0 comentários:

Postar um comentário