Pages

Pesquisar este blog

25/12/2013

Frases para a vida

Céu, sol, árvore de nuvens, Vetor
(pt.forwallpaper.com)

“Como a dúvida criou muitas dificuldades ao pensamento dogmático, as religiões dogmáticas acabaram por condená-la como de origem diabólica. A frase de Tertuliano: credo quia absurdum (creio mesmo que absurdo) teve longo curso no combate às heresias. Como os dogmas eram considerados de origem divina, pontos fundamentais da revelação feita por DEUS aos homens, estes não tinham o direito de duvidar, mesmo que os dogmas fossem aparentemente absurdos. Ainda hoje essa posição é comum em numerosas seitas e religiões, até mesmo entre pessoas cultas. Alega-se que a sabedoria humana é loucura para DEUS, como Paulo afirmou, o que vale dizer que a sabedoria divina pode parecer loucura para os homens... A dúvida é condição necessária à busca da verdade... Descartes afirmou que o bom senso é a coisa mais bem repartida do mundo, mas advertiu que o emprego do bom senso depende de boa orientação do entendimento... Descartes aconselhava a evitar-se dois elementos perigosos ao raciocínio, que são o preconceito e a precipitação. Kardec acrescenta a necessidade de vigilância no tocante à vaidade humana, que leva pessoas cultas ou incultas a considerar-se capazes de reformulações doutrinárias com base apenas em suas opiniões pessoais”. 
(Jornalista, filósofo, parapsicólogo, educador e escritor brasileiro, José Herculano Pires)

“O chicote do Templo tem de ser vibrado contra os vendilhões que o transformam em mercado, que não pensam em DEUS, mas apenas no dinheiro”. 
(Jornalista, filósofo, parapsicólogo, educador e escritor brasileiro, José Herculano Pires)

“Não há razão alguma para que a religião continue como um departamento estanque e privado, condicionada em sistemas arcaicos, marginalizada no campo cultural em favor de interesses sectários. A religião é um dos campos vitais da cultura e deve integrar-se nesta em plenitude. Seus princípios não podem manter-se alheios ao progresso geral”. 
(Jornalista, filósofo, parapsicólogo, educador e escritor brasileiro, José Herculano Pires)

“Tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao pai dos espíritos, para vivermos?” 
(Hebreus 12:9)

“Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir?” 
(Hebreus 1:14)

“A primeira escola é o Lar... 
Um conhecimento a mais não passa de um acidente instrutivo. E o que devemos buscar é a realidade educativa, moral, que tenha sentido de perene renovação... Não nos esqueçamos de que, na opinião dos filhos, os pais são os maiores”. 
(Escritor José Martins Peralva)

0 comentários:

Postar um comentário