Pages

Pesquisar este blog

25/07/2011

Dia do Motorista

(Arte do Blog 'aartedesocrates')


Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968.

Institui o “Dia do Motorista” e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 83, item II, da Constituição,

Decreta:

Art. 1º É instituído o “Dia do Motorista” cuja comemoração será feita, anualmente, no dia 25 de julho.
Art. 2º Êste Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 21 de outubro de 1968; 147º da Independência e 80º da República.

A. Costa e Silva
Jarbas G. Passarinho

________

Uma carreata-procissão com a participação de carros, ônibus, motocicletas e viaturas do Detran, BPTran, Polícia Rodoviária Federal e Samu marcará, nesta segunda-feira (25), a abertura da programação dos Dia do Motorista e do Dia do Motociclista (27). O cortejo será feito em homenagem a São Cristovão, padroeiro dos motoristas.
A saída está prevista para as 8h da sede do Sest-Senat (próximo à Gauchinha, no Distirto Industrial) e o destino é a igreja de São Cristovão, no bairro de Jaguaribe, onde, às 10h será celebrada uma missa em memória das vítimas do trânsito.
A missa deve contar com a presença de familiares de vítimas de acidentes de trânsito de grande repercussão como os que provocaram a morte da família Ramalho, da defensora pública Fátima Lopes e dos jovens Rayza Guedes e Ronaldo Soares.
No dia 26, haverá um stand na sede do Detran, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, para atendimento na área de saúde. Através de parceria entre as Secretarias de Saúde do Estado e Prefeitura de João Pessoa, serão oferecidos serviços como verificação de pressão arterial e avaliação do índice de massa corpórea, com participação do Distrito Sanitário de Mangabeira.
Motociclistas – Na quarta-feira (27), o Dia do Motociclista será marcado por um Encontro de Motociclistas, no Busto de Tamandaré, às 19h, com o apoio da Federação Paraibana de Motociclistas.
Durante o evento, a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran estará realizando um trabalho conversando sobre a necessidade de um melhor comportamento no trânsito a fim de mudar a atual realidade que revela que mais de 70% dos acidentes têm a motocicleta como veículo envolvido.
A semana alusiva aos motoristas e motociclistas paraibanos será encerrada na quinta-feira (28) com ações educativas no próprio Detran, no Mercado Público de Mangabeira , na Lagoa e no Busto de Tamandaré.
Recentemente, o Detran criou o Núcleo Psicológico de Apoio às Vítimas do Trânsito. O serviço funciona, no Shopping do Automóvel, na Estrada de Cabedelo.
A partir da próxima semana, o Detran intensificará as fiscalizações de trânsito para verificar a documentação dos veículos e condutores e exigir o cumprimento da lei seca.
A equipe da Divisão de Policiamento de Trânsito foi reforçada por funcionários lotados em outros setores para que seja possível realizar mais “blitzen” fora do horário normal de expediente.
Também estão previstas fiscalizações conjuntas com a participação do BPTran e das polícias civil e militar.
Estas barreiras policiais estarão voltadas para a verificação da documentação dos veículos e condutores. A ideia é identificar carros e motos com o licenciamento em atraso e a validade das carteiras de habilitação. Em todas as operações serão utilizados bafômetros mecânicos e descartáveis a fim de flagrar condutores que insistam em dirigir embriagados.

 
Escrito por Nelma Figueiredo

0 comentários:

Postar um comentário