Pages

Pesquisar este blog

24/07/2011

DROGAS





O teólogo, escritor e professor brasileiro, Leonardo Boff (Tempo de Transcendência), lembra que ‘o problema da droga não é a viagem, é a volta da viagem, quando então não se suporta mais o cotidiano. O cotidiano que é a imanência, que é a rotina chata, a obrigação diuturna de trabalhar, de levantar, de seguir horários, de pagar contas, tudo isso é estafante e enervante. Então, é muito melhor viajar, saltar para fora dessas limitações, artificialmente, a preço de destruir a liberdade e a vida’.
O renomado psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury (Pais brilhantes e Professores fascinantes), ressalta que ‘milhões de jovens estão se drogando. Não compreendem que as drogas podem queimar etapas da vida, levá-los a envelhecer rapidamente na emoção. Os prazeres momentâneos das drogas destroem a galinha dos ovos de ouro da emoção. Conheci e tratei de inúmeros jovens usuários de drogas, mas não encontrei ninguém feliz’.
Augusto Cury (12 Semanas para mudar uma vida), explica que ‘poucos psiquiatras percebem, mas as sociedades modernas cometeram uma das maiores atrocidades contra os jovens. Editaram a vida rapidamente. Destruíram a arte da contemplação do belo. A conseqüência? Drogas, violência, depressão, suicídio, ansiedade. E o retorno não é fácil, pois contemplar o belo é uma conquista, um treinamento contínuo da sensibilidade’.
No tocante à necessidade cada vez maior de grandes estímulos para sentir um pouco de prazer, Augusto Cury ressalta que ‘doses cada vez maiores são necessárias para se ter um pouco de emoção. Muitos famosos perdem as raízes das coisas simples, esfacelam seu prazer de viver, entram em crises
depressivas e ansiosas. Não poucas vezes eles vivem uma intensa solidão rodeados por uma multidão’. Em relação ao livro de sua autoria – ‘A Pior Prisão do Mundo’ – ele mostra que ‘quem é prisioneiro no âmago da sua alma, além de perder a liberdade de pensar, faz da sua vida um atoleiro de tédio e angústia. "A Pior Prisão do Mundo" interessa aos que desejam compreender com profundidade o cárcere das drogas, as doenças psíquicas, os segredos do funcionamento da mente humana, e aos que almejam maior qualidade de vida e ser livres dentro de si mesmos’.

‘A Pior Prisão do Mundo’ – um livro para toda a família
  
Augusto Cury, no livro - Pais brilhantes e Professores fascinantes, faz um alerta no sentido de que ‘precisamos formar jovens que façam a diferença no mundo, que proponham mudanças, que resgatem seu sentido existencial e o sentido das coisas (Ricoeur, 1960)’. E acrescenta: ‘Uma das causas que levam milhões de jovens a usar drogas, a ter depressão e a ser alienados é que eles não têm sentido de vida, nem engajamento social. O tédio os consome. Por isso, numa atitude insana, eles partem para o uso de drogas, como tentativa de aliviar sua ansiedade e tristeza, e não apenas para saciar sua curiosidade’.

Dentre as várias consequências drásticas do mundo das drogas há aquelas que envolvem a criança e a família.
De acordo com o Promotor Leonardo Barreto Moreira Alves (artigo sobre guarda compartilhada disponibilizado pelo magistrado Pablo Stolze), em relação à guarda, excepcionalmente, pode ser atribuída a terceiros (levando-se em conta o grau de parentesco e a relação de afinidade e afetividade), em atenção ao princípio do melhor interesse do menor, quando os pais não demonstrem condições para o exercício desta vertente do poder familiar, a exemplo de “pais viciados em drogas, sem ocupação regular, com práticas de violência contra os filhos” (LÔBO, 2008, p. 173).

Para o ECA (Campanha da AMBAdote uma Criança), em relação ao que seria um ambiente familiar inadequado para a adoção,  há apenas um critério objetivo: presença de pessoas dependentes de álcool e drogas. Porém, na avaliação psicossocial realizada pela equipe da Vara da Infância e da Juventude, é considerada uma ampla categoria de aspectos que dão indícios de um ambiente salutar para a criança/adolescente. Na constituição de uma nova família é fundamental proporcionar para as crianças/adolescentes que já sofreram uma ruptura afetiva anterior, um ambiente acolhedor e favorecedor do estabelecimento de novos vínculos amorosos.

DIGA NÃO ÀS DROGAS!

(foto do blog 'revistaimaginacao')



Outros artigos:


0 comentários:

Postar um comentário