Pages

Pesquisar este blog

26/07/2011

DIA DOS AVÓS

 
O sorriso lindo da minha avó querida


Essa data foi escolhida (Dia dos Avós) porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo, sendo um dia para parabenizar o conjunto no qual fomos inseridos duas vezes, cujas gestações (milagres) caminharam até esse momento.

Diante de tanta beleza, não há como negligenciar essas pessoas, pois, menosprezando-os estaremos ‘pecando’ em dobro.

Com base na Lei (Art. 3º - Estatuto do Idoso) vê-se a obrigação da família em ‘assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária’.

Na vida se filhos são negligentes, hoje é um dia especial para que os netos repensem sobre os erros dos seus ascendentes e abracem aqueles que merecem toda a nossa atenção e todo o nosso carinho e amor.

Como estamos num mundo de seres que mais parecem ‘trogloditas anencéfalos’, a Lei estabelece que ‘qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão’, como também, todo atentado aos direitos dos idosos ‘por ação ou omissão’ é crime e será punido, sendo, inclusive, dever de todos, prevenir a ameaça ou violação aos direitos dos idosos (art. 4º, § 1º) e ‘zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor (art. 10, § 3º), ressaltando-se que ‘o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, ideias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais’ (art. 10, § 2º).

Aos ‘trogloditas anencéfalos’ o Estatuto em tela preconiza que são crimes de ação penal pública incondicionada, dentre tantos outros, discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, ou desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.

Aos ‘trogloditas moralistas’, que gostam de dar lição de moral ou aconselhar a experiência, a Bíblia orienta-os a tratar os idosos com respeito: ‘Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai’. (1ª Epístola de Paulo a Timóteo - 5:1).

Em Provérbios de Salomão, temos que ‘coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são os pais’ (17:6).

O amor e o respeito são os maiores presentes que podemos dar aos nossos avós. Não se trata de, apenas, reverenciar a sabedoria ou a experiência de vida. O que importa, na verdade, é tratá-los, todos os dias, com dignidade e amá-los incondicionalmente.

Eduardo Neiva de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário