Pages

Pesquisar este blog

31/05/2011

Porque os assentamentos atraem madeireiros e carvoeiros ilegais

Foto no 'Blog do Planeta' - Revista Época



A sucessão de mortes no Pará mostra que há algo errado na estratégia de assentamentos extrativistas na Amazônia. Os assentados são jogados em áreas ricas em madeiras preciosas para madeireiras clandestinas e para carvoarias. Não têm assistência técnica nem financiamento adequado para desenvolverem atividades que geram renda e conservam as florestas. Não tem segurança também. Acabam nas mãos das serrarias. Os que resistem, são ameaçados. Em alguns casos, mortos.
A taxa de desmatamento dentro dos assentamentos é quatro vezes superior à taxa média da Amazônia. Um estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), feito com assentamentos criados de 1997 a 2002, mostra que a média de destruição em 43% das áreas monitoradas foi de 75%. Um índice quase quatro vezes maior que os 20% permitidos por lei. “A falta de infra-estrutura nos assentamentos leva à devastação”, afirma Paulo Barreto, do Imazon. Dados do Incra mostram que apenas 30% dos assentamentos na Amazônia recebem investimentos como estradas, escolas e saúde. O restante das famílias vive abandonado na mata. A maioria em áreas de conflito, ameaçada por madeireiros ilegais e ladrões de terras.

(Alexandre Mansur)
(Blog do Planeta)
Editor de Ciência & Tecnologia da revista Época. Cobre meio ambiente desde 1991. Tem até uma mini-horta (ou menor, uma nano-horta) na varanda do apartamento. Diz que está preocupado com o aquecimento global, mas só quer salvar a praia de Ipanema.

0 comentários:

Postar um comentário