Pages

Pesquisar este blog

03/06/2011

Secretário da Presidência elogia planejamento estratégico do MPPB

a reunião aconteceu na sala de sessões da PGJ

Wagner Caetano disse ter ficado feliz em ver que os projetos do Ministério Público incluem as metas do milênio

“Fico muito feliz em ver um projeto desse porte. Ver que as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estão incluídos no Planejamanto Estratégico do Ministério Público da Paraíba”. A afirmação foi do secretário Nacional da Secretaria da Presidência da República, Wagner Caetano, durante visita à Procuradoria Geral de Justiça, onde foi recebido pelo chefe do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e pelos promotores coordenadores do Centros de Apoio Operacional às Promotorias Temáticas e outros órgãos da instituição.
Wagner Caetano participará, na manhã desta sexta-feira (3), do lançamento da segunda edição do Prêmio Paraíba Abraça ODM, evento promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, previsto para acontecer no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, às 10h. O evento será aberto pela cantora Renata Arruda, que é embaixadora dos ODM na Paraíba, e presidido pelo procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro Filho. Deverão também estar presentes o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, entre outras autoridades integrantes do Movimento Nós Podemos Paraíba.

Ao verificar os projetos desenvolvidos pelo Ministério Público na área social, o secretário Nacional da Presidência da República propôs ao procurador-geral viabilizar o envolvimento de lideranças de outros Ministérios Públicos estaduais com o movimento que busca viabilizar os ODM. “A parceria com o Ministério Público dá credibilidade para que outras instituições venham se juntar a nós nessa luta”, afirmou Wagner Caetano, acrescentando: “Com o Ministério Público poderemos tranformar o impossível no possível”.
 
Apoio da Presidência

A coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves, aproveitou a reunião para pedir ao secretário nacional da Presidência, Wagner Caetano, o apoio da Presidência da República ao Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba, para a aprovação de recursos a serem destinados à execução dos projetos sociais. “Nesses seis anos do Movimento Nós Podemos Paraíba, o Ministério Público tem aberto as portas para a nossas ações, o que tem fortalecido a nossa luta para alcançarmos as metas do milênio. A Paraíba não é exemplo por acaso, pois as pessoas aqui se envolvem mesmo”, declarou Núbia.


MP Social


O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro Filho, relatou que ao assumir a chefia do Ministério Público buscou o apoio da base para que a instituição pudesse investir em ações voltadas para um Ministério Público social. Observou que a criação dos Caops Temáticos foi uma das formas encontradas para que a atuação ministerial não fosse uma atitude isoloda de cada promotor, mas um trabalho conjunto e uniforme.

De acordo com o procurador-geral, o Planejamanto Estratégico do MPPB conta com 26 projetos na área fim e área meio voltados para a concretização da cidania, preservação do meio ambiente, proteção da criança e do adolescente, defesa do patrimônio público e redução da criminalidade. “A Paraíba é um Estado pobre e nós precisamos realmente ter uma linha para buscar recursos para o desenvolvimentos dos nossos projetos sociais. E tenho a certeza que o Brasil mudou muito nos últimos 10 anos e vem fazendo a inclusão social. Não são números maquiados, pois posso dar o testemunha da secretária que trabalha conosco em nossa casa. Nesse últimos 10 anos, assistimos como a família dela tem tido acesso aos bens de consumo, ao emprego e outros benefícios sociais”, afirmou.

Metas do Milênio


Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são as oito metas, estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser seguidas por 191 países, inclusive pelo Brasil, para a diminuição das desigualdades sociais no mundo.


As metas devem ser alcançadas até 2015.


Confira, abaixo, quais são:



Oito ODM

  1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
  2. Universalizar a educação básica de qualidade
  3. Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher
  4. Reduzir a mortalidade infantil
  5. Melhorar a saúde das gestantes
  6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
  7. Priorizar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente
  8. Estabelecer uma parceria mundial pelo desenvolvimento.


 
MINISTÉRIO PÚBLICO DA PARAÍBA

0 comentários:

Postar um comentário