Pages

Pesquisar este blog

02/06/2011

Governo da Paraíba aprova parceria com a nova AMB


Foto: ASCOM/AMB
Calandra se encontra com governador em exercício da Paraíba
 
 
Renata Brandão – Enviada Especial
 
JOÃO PESSOA (PB) - O Governador em exercício da Paraíba, Rômulo Gouveia, recebeu, nesta quarta-feira (1º), o Presidente Nelson Calandra, para estreitar relações com a Magistratura, por meio da AMB, e discutir temas de interesse do Judiciário paraibano, como a questão orçamentária e o repasse do duodécimo. No encontro, que contou também com a presença de Magistrados, Calandra abordou a sua preocupação quanto à federação brasileira, à reforma tributária e à necessidade de se ressuscitar à autonomia do Estado brasileiro.
“Já visitamos vários Governadores, como o da Bahia, Pará, Pernambuco, Tocantins, entre outros, para aproximar o Poder Judiciário e a Magistratura brasileira. Nós, Juízes, trabalhamos com as patologias da lei, tudo que não sai certo vai parar em nossas mãos. Por isso, podemos trazer a nossa experiência para o debate em busca de fortalecer o Estado brasileiro. O tema da reforma tributária é um assunto que pouca gente entende, e acaba tramitando sem um debate maior. Depois, o resultado é desastroso. O Estado acaba sendo penalizado por um sistema tributário que precisa de reajuste. Nós, Juízes, podemos trazer a nossa experiência para fortalecer o Estado brasileiro”, disse Calandra.
O Presidente da AMB aproveitou o encontro para propor a implantação dos Centros de Pacificação Social (CPS), na Paraíba. A AMB assinou, no último dia 10 de maio, um convênio com a Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego) e com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), para incentivar a criação dos CPS em várias partes do País. O projeto conta com 33 unidades goianas, nas quais Magistrados promovem a conciliação de litígios antes que os cidadãos levem as questões para a Justiça, em busca de um atendimento rápido ao cidadão. O projeto despertou o interesse do Governador em exercício do Estado. “Ficamos animamos com a implantação dos Centros de Pacificação Social. O Presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba também gostou da ideia. Vamos conhecer a experiência do Estado de Goiás e quem sabe implantar essa modalidade aqui”, pontuou Rômulo Gouveia.
O governador ainda se mostrou disposto a contribuir com a Magistratura. “É importante essa luta da associação com os Governadores visando à autonomia dos municípios. Fico muito feliz com a contribuição que a AMB traz aqui”, elogiou.
Para o Juiz Hermance Gomes, a visita do Presidente da AMB é um momento histórico para a Paraíba. “Pela primeira vez, um representante da Magistratura nacional vem ao nosso Estado e faz uma visita oficial para tratar de assuntos relativos à cidadania. No momento, temos uma briga nacional com relação à questão orçamentária e o repasse do duodécimo”, disse.
Também participaram da reunião, os Magistrados paraibanos Manoel Abrantes, José Célio de Lacerda, o Presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (Ampb), Antônio Silveira, e o Secretário da Controladoria-geral do Governo, Luzeimar Martins, e a Secretária de Finanças, Aracilba Rocha.
 
Depoimentos sobre o encontro:
“Nós, Juízes, trabalhamos com as patologias da lei, tudo que não sai certo vai parar em nossas mãos, por isso, podemos trazer a nossa experiência para fortalecer o Estado brasileiro”
Nelson Calandra – Presidente da AMB
“É importante essa luta da associação com os Governadores visando à autonomia dos municípios. Fico muito feliz com a contribuição que a associação traz aqui”
Rômulo Gouveia- Governador em exercício
“A vinda do Presidente foi extraordinária à Paraíba que o recebe muito bem e espera que continue vindo aqui. Foi uma visita proveitosa, porque, está dando encaminhamento e, com certeza, com o repasse do duodécimo para o Poder Judiciário vamos poder implantar novas varas de violência doméstica e outras importantes para o Judiciário paraibano”
Jose Célio de Lacerda – Juiz estadual da Paraíba
“Foi muito importante a vinda do Presidente Calandra porque ele veio tratar dos assuntos de interesse da Magistratura, principalmente, a questão orçamentária. Sabemos que está havendo uma contenção de despesas do Estado, mas, segundo o Secretário da Receita, o Estado está procurando se adequar ao orçamento”
Manoel Abrantes –Juiz estadual da Paraíba
“Pela primeira vez, um representante da Magistratura nacional vem ao nosso Estado e faz uma visita oficial para tratar de assuntos relativos à cidadania. No momento, temos uma briga nacional com relação à questão orçamentária e o repasse do duodécimo”
Hermance Gomes – Juiz estadual da Paraíba


FONTE: AMB
 


0 comentários:

Postar um comentário