(Frase do blog de Douglas Flinto - 'eticanosnegocios')
Considerado um dos grandes teóricos da comunicação, o canadense Marshall McLuhan definiu em poucas palavras um dos paradigmas mais conhecidos a respeito da mídia: “o meio é a mensagem”. E 21 de junho é a data dos mediadores de grande parte das mensagens do cotidiano: o Dia da Mídia. Envolve não só os meios de comunicação tradicionais, como os jornais, mas também as novas mídias, como blogs, fóruns, links patrocinados, conteúdo para celular, entre outros meios que surgiram com a Internet.
Um aspecto lembrado quando se fala de mídia são os envolvendo a ética e o compromisso do profissional de comunicação para com a sociedade. Assim, embora alguns meios de comunicação recebam críticas por não cumprir seu papel como agente da opinião pública, e outros se desgastem por não se adaptar às mudanças do papel da comunicação com o advento da Internet, não há de se negar a relevância da mídia como mediadora de nossas relações com o mundo.
Seja como comunicação massiva ou segmentada, os meios de comunicação sofrem transformações contínuas pelo fato de o cidadão ter acesso a conteúdos cada vez mais irrestritos na Web. Com tais mudanças, profissionais ligados a marketing de links patrocinados, redatores publicitários, relações públicas, webmasters, também fazem parte do rol de indivíduos cuja profissão é estreitamente ligada à mídia.
A seguir, o código de ética para a mídia, criada pelas Nações Unidas e organizações não-governamentais.
1. É responsabilidade moral da mídia disseminar informações em cada aspecto da realidade em que nós vivemos.
2. A mídia deve disseminar a informação com respeito e consideração pelo público.
3. A informação deve ser organizada, distribuindo o "peso" dos diferentes setores, para respeitar o direito ao conhecimento de importantes grupos sociais.
4. A informação deve refletir a realidade com uma variedade de conteúdo e notícias que espelhem os componentes da real situação, à medida que seja definida.
5. A informação deve procurar, sempre que possível, as causas dos eventos que influenciam o comportamento dos seres humanos.
6. A mídia tem o privilégio e a tarefa de reportar os eventos relatados no contexto de sua relação com os princípios da responsabilidade e da busca pelo bem comum.
7. É privilégio, tarefa e responsabilidade da mídia fazer o seu melhor para enfatizar as conexões entre os eventos mundiais mais significativos.
Tatiana Aoki, da Redação SEMBrasil
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