“O soldado serve à Pátria. Servir é o sentido maior de sua existência. À Pátria ele se doa por inteiro. Doa sua vida para que muitas outras vidas possam florescer (Gen Ex Enzo, Comte EB)”.
O Dia do Soldado, que tem por objetivo prestigiar o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Luís Alves de Lima e Silva – o Duque de Caxias ou “o Pacificador” - lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
Soldado é uma graduação da hierarquia militar. O termo “soldado” tem sua origem em soldo (do latim solidus, sólido), uma antiga moeda romana de ouro criada pelo Imperador Romano Constantino em 309 d.C. Como os militares romanos eram pagos com essa moeda, receberam o nome de “soldados”, ou seja, alguém que é pago para servir.
No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve alistar-se em uma das Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro ou Força Aérea Brasileira). Na estrutura do governo brasileiro, as Forças estão subordinadas ao Ministério da Defesa e tem como missão constitucional, zelar pela defesa da Pátria e pela garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem.
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
A missão de defender a Pátria impõe a cada soldado servidões que transcendem sua própria existência, e que só encontram abrigo em profissionais com vocação. Para tal são necessários dedicação integral, responsabilidade, desprendimento e muita disciplina. Além de presença ativa e dinâmica para inibir excessos, antecipar-se a riscos, fortalecer ânimos e inspirar confiança. O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
SAEI - Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais
0 comentários:
Postar um comentário