Pages

Pesquisar este blog

06/07/2011

TRT da Paraíba fica em 1º lugar no ranking do e-Gestão




O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba está em primeiro lugar no ranking de dados enviados da Primeira Instância para o e-Gestão – Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça Trabalhista, e entre os três primeiros em relação aos dados da Segunda Instância.
A constatação aconteceu durante o Coleprecor – Reunião do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país, ocorrida nos dias 20 e 21 de junho, em Brasília (DF). O TRT da Paraíba, assim como o TRT do Rio de Janeiro, Goiás, Ceará e Rio Grande do Norte informou cem por cento dos itens solicitados pela Corregedoria do TST. Participaram da reunião o presidente do TRT desembargador Paulo Maia Filho e o diretor de Tecnologia da Informação, Max Frederico Guedes Pereira.
O coordenador de Estatística do TRT da Paraíba, Ronaldo Costa juntamente com o coordenador do Sistema Unificado de Administração de Processos - Suap, Agenor Costa participaram, no último dia 22, do Encontro Técnico do Sistema e-Gestão, em Brasília. Em relação a Segunda Instância, o percentual de dados informados do TRT da Paraíba foi de 66,7%, tendo a frente o TRT do Rio Grande do Norte, com 98,2% e o TRT do Rio de Janeiro, com 92,9%.
Segundo Ronaldo Costa isto significa que o Regional paraibano deu prioridade ao projeto. “Alcançamos várias posições remetendo todos os dados solicitados. O e-Gestão traça a radiografia do Tribunal, com todos os dados administrativos e judiciais”. Nove tribunais ainda não enviaram nenhum dado referente a Segunda Instância. Agenor Costa ressaltou que a implantação do Suap no TRT ajudou na posição alcançada. “O sistema integrou a 1ª e 2ª Instâncias e formamos uma base única de dados”, disse.
O Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho denominado "e-Gestão" foi um dos vencedores do primeiro Prêmio Nacional de Estatísticas Judiciárias promovido pelo Conselho Nacional de Justiça no ano passado. Ele recebeu a segunda colocação na categoria Órgãos Judiciários.
O e-Gestão foi criado pelo o Provimento nº 01/2009 que alterou o Provimento nº 2/2008 da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Tem como objetivo padronizar a coleta de dados de todos os Tribunais, tendo como base as Tabelas Processuais Unificadas do Conselho Nacional de Justiça. É capaz de estabelecer relações entre a demanda processual e a estrutura administrativa e de pessoal do todos os tribunais além de diagnosticar pontos problemáticos na função jurisdicional.
O juiz Lindinaldo Marinho, presidente da comissão regional do e-Gestão, ressaltou a transparência como ponto alto do projeto. “Considero muito importante o esforço do Tribunal da Paraíba em promover a transparência dos dados estatísticos referentes aos processos judiciais”
O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Max Frederico, ressaltou a implantação do Suap como facilitador para o desenvolvimento do projeto. “Foi essencial para nosso desempenho a centralização dos dados e as regras de negócios do sistema”
O e-Gestão foi formulado para proporcionar ao TST, à Corregedoria-Geral, aos TRTs, às Corregedorias Regionais e aos magistrados em geral o acesso a informações atualizadas sobre a estrutura administrativa e a atividade judiciária de primeiro e segundo graus. São mais de cem páginas em um arquivo on-line com todas as informações dos Tribunais Regionais, entre elas número de servidores, cargos, gratificações, funções, além das informações judiciais de desempenho.

0 comentários:

Postar um comentário