Anelise Borges, da Rádio ONU em Paris.*
Data celebra a motivação e a energia dos jovens incluindo o papel deles no reforço da paz e do desenvolvimento.
A data foi escolhida para celebrar a motivação e a energia dos jovens além de reconhecer o papel deles na construção da paz e do desenvolvimento.
2011 também marca o encerramento do Ano Internacional da Juventude, lançado em 12 de agosto de 2010. Com o tema “Diálogo e Compreensão Mútuos”, o objetivo era colocar os jovens no coração do debate internacional e aumentar a participação deles na sociedade.
Programação
Vários países participam dessas comemorações. Na Costa Rica, a programação que inclui espetáculos de dança, música e atividades desportivas vai dividir a atenção com espaços de educação sexual e técnicas de empreendedorismo.
Em Acra, capital de Gana, a Noite Cultural da Juventude Africana será transmitida ao vivo em rede nacional de TV . No evento, artistas de língua inglesa além de muitos nomes da África francófona. O espetáculo com o tema “Celebrando a herança, inspirando o futuro” é o primeio evento do tipo em Gana.
Longa Duração
Segundo a Unesco, ajudar a capacitar os jovens, responder às suas expectativas e ideias e promover habilidades úteis e de longa duração é uma tarefa desafiadora.
Para a Unesco, os jovens são um grupo heterogêneo, em constante evolução, e a experiência de “ser jovem” varia entre as regiões e os países.
Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional da Juventude
“Mudar nosso Mundo” é mais do que o tema do Dia Internacional da Juventude deste ano, é uma inspiração para todos os jovens em todos os momentos.
Muitos dos mais de um bilhão de jovens do mundo não têm a educação, a liberdade e as oportunidades que merecem. No entanto, apesar dessas limitações – e, em alguns casos, por causa delas – jovens estão se mobilizando em grande número para construir um futuro melhor. Ao longo do último ano, eles conquistaram resultados impressionantes, derrubando ditaduras e enviando ondas de esperança entre as regiões e ao redor do mundo.
Os jovens são dotados de mentes abertas e uma percepção aguçada das tendências emergentes, e estão levando suas energias, ideias e coragem para alguns dos mais complexos e importantes desafios enfrentados pela família humana. Eles frequentemente entendem melhor do que as gerações mais velhas que as diferenças religiosas e culturais podem ser superadas para alcançar nossos objetivos compartilhados. Eles estão se levantando pelos direitos das pessoas oprimidas, inclusive daqueles que sofrem com a discriminação baseada em gênero, raça e orientação sexual. Eles estão enfrentando questões sensíveis a fim de parar a propagação do HIV. E eles são muitas vezes os principais defensores da sustentabilidade e dos estilos de vida verde.
A comunidade internacional deve continuar trabalhando em conjunto para expandir as oportunidades para estes jovens homens e mulheres, e responder às suas demandas legítimas por dignidade, desenvolvimento e trabalho decente. Deixar de investir em nossa juventude é uma falsa economia. Investimentos em jovens pagarão grandes dividendos em um futuro melhor para todos.
Este Dia marca o fim do Ano Internacional da Juventude, um marco na advocacia global pelo e para os jovens do mundo. Minha esperança é de que esta experiência possa agora fornecer um fundamento para aprofundar ainda mais o aproveitamento do talento e da energia dos jovens. Para eles eu digo: vocês têm a oportunidade de mudar o mundo. Aproveitem-na.
0 comentários:
Postar um comentário